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ANPD lança pesquisa pública de denúncias. Analisamos todos os dados, veja os resultados.

Foto do escritor: LGPD ConformeLGPD Conforme

Hoje, 8 de agosto de 2024, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) lançou seu sistema de consulta pública para processos de violação de dados pessoais, resultado de denúncias e investigações independentes da agência. Essa iniciativa visa aumentar a transparência e a responsabilidade no tratamento de dados pessoais no Brasil, permitindo que qualquer cidadão acompanhe o status e o histórico de denúncias contra empresas e instituições.


A LGPD Conforme realizou uma investigação detalhada nesse sistema e encontrou dados surpreendentes sobre as denúncias de violação de dados pessoais registradas de 2020 até a data desta matéria, em 2024.


A seguir, apresentamos uma análise completa dos dados levantados.


Empresas com Mais Denúncias

As empresas listadas a seguir são as que mais receberam denúncias de violação da LGPD desde 2020. Este ranking mostra as empresas que mais preocupam os titulares de dados pessoais em relação à proteção de suas informações.

  • Claro: Operadora de telecomunicações com um grande número de clientes e, consequentemente, muitas denúncias relacionadas ao uso inadequado de dados.

  • Tudo sobre todos: Serviço que disponibiliza informações pessoais de forma questionável, resultando em várias denúncias.

  • Transparência.CC: Plataforma que publica dados pessoais sem o consentimento adequado.

  • Crea - SP: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com várias denúncias sobre o manejo de dados dos profissionais registrados.

  • Mercado Livre: Empresa de e-commerce, frequentemente denunciada por problemas relacionados à privacidade dos dados dos usuários.

  • Vivo S.A.: Outra grande operadora de telecomunicações que enfrenta várias reclamações.

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): Órgão público com várias denúncias sobre o tratamento de dados dos beneficiários.

  • Tim S.A.: Operadora de telecomunicações com um histórico significativo de denúncias.

  • JusBrasil: Plataforma que compila informações jurídicas, com várias denúncias sobre o uso de dados pessoais.

  • Google Brasil Internet Ltda: Gigante da internet com diversas denúncias relacionadas à privacidade dos usuários.


Tipos de Reclamações Mais Comuns

Os tipos de reclamações mais frequentes registradas junto à ANPD ajudam a identificar os principais problemas enfrentados pelos titulares de dados no Brasil.

  • Exposição de dados pessoais e/ou sensíveis: 480 denúncias

  • Dificuldade em exercer direito de eliminação de dados (inclusive tratados com consentimento): 449 denúncias

  • Não identificada: 407 denúncias

  • Compartilhamento indevido de dados pessoais e/ou sensíveis: 319 denúncias

  • Vazamento de Dados: 269 denúncias

  • Não adequação à LGPD: 229 denúncias

  • Dificuldade em exercer direitos: 221 denúncias

  • Contato não solicitado: 203 denúncias

  • Acesso indevido a dados pessoais: 192 denúncias

  • Fraude: 170 denúncias


Reclamações por Setor

A análise das denúncias por setor revela quais indústrias são mais frequentemente denunciadas por violações de dados pessoais.

  • Telecomunicações: 210 denúncias. Setor com maior número de reclamações, refletindo o grande volume de dados tratados.

  • E-commerce: 47 denúncias. Empresas de comércio eletrônico frequentemente lidam com dados financeiros e pessoais.

  • Serviços Públicos: 24 denúncias. Inclui órgãos governamentais e instituições públicas.


Status das Denúncias

Esta seção detalha o status atual das denúncias registradas na ANPD, mostrando o progresso no tratamento das reclamações.

  • Encaminhado para consideração no planejamento de fiscalização/ações educativas: 3.882 denúncias. Grande parte das denúncias está sendo analisada para futuras ações.

  • Em trâmite: 108 denúncias. Denúncias que estão atualmente em processo de investigação e resolução.


Evolução das Denúncias a partir de 2021

A evolução das denúncias ao longo dos anos mostra como a conscientização e a aplicação da LGPD têm impactado as reclamações.

  • 2021: 768 denúncias (0.00%)

  • 2022: 1.047 denúncias (36.33% de aumento)

  • 2023: 1.137 denúncias (8.60% de aumento)

  • 2024: 1.038 denúncias (-8.71% de diminuição)


Duração Média da Resolução das Denúncias

A duração média para resolver uma denúncia entre a ANPD e as empresas é de 68 dias. Este tempo reflete a eficiência e os desafios na resolução de questões de privacidade e proteção de dados.


Duração Média de Resolução das Denúncias por Tipo de Reclamação

A tabela a seguir mostra a duração média de resolução das denúncias, categorizada por tipo de reclamação. Este detalhamento ajuda a entender quais tipos de reclamações são resolvidos mais rapidamente e quais enfrentam mais dificuldades.


  • Uso de dados para fins discriminatórios: 6 dias

  • Outras demandas: 7 dias

  • Requerimento do titular não atendido adequadamente: 16 dias

  • Não atendimento a direito do titular: 22 dias

  • Dificuldade em exercer direito de revogação do consentimento: 27 dias

  • Não identificada: 38 dias

  • Vazamento de Dados: 40 dias

  • Não adequação à LGPD: 46 dias

  • Dificuldade em exercer direito de confirmação de tratamento: 49 dias

  • Problema com os documentos de conformidade à LGPD: 50 dias

  • Não LGPD: 58 dias

  • Coleta excessiva de dados pessoais e/ou sensíveis: 58 dias

  • Contato não solicitado: 64 dias

  • Tratamento discriminatório: 65 dias

  • Exposição de dados pessoais e/ou sensíveis: 66 dias

  • Dificuldade de acesso a dados pessoais: 67 dias

  • Ausência de medidas de segurança adequadas: 69 dias

  • Acesso indevido a dados pessoais: 74 dias

  • Venda de dados pessoais: 75 dias

  • Vazamento de dados: 75 dias

  • Compartilhamento indevido de dados pessoais e/ou sensíveis: 77 dias

  • Dificuldade em exercer direito de revisão de decisões automatizadas: 81 dias

  • Fraude: 84 dias

  • Dificuldade em exercer direito de eliminação de dados pessoais: 92 dias

  • Dificuldade em exercer direito de correção de dados pessoais: 96 dias

  • Tratamento de dados pessoais sem base legal: 98 dias

  • Não possui canal de comunicação: 116 dias

  • Acesso Indevido a dados pessoais: 123 dias

  • Dificuldade em exercer direitos: 134 dias


Esses dados fornecem uma visão abrangente das atividades da ANPD e das empresas em relação às denúncias de violação de dados pessoais no Brasil. O sistema de consulta pública da ANPD é um passo importante para aumentar a transparência e incentivar a conformidade com a LGPD.


Certifique que sua empresa esteja aderente à LGPD, fale conosco e saiba como.

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